Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O meu Mundo:-)

O meu Mundo:-)

Colocações

floreca, 31.08.04

Hoje é a data prevista para, finalmente, sairem as colocações dos professores. De alguns, que muitos ainda demoram mais uns dias...
O concurso de professores é dividido em duas partes: a 1ª, para os efectivos, a 2ª para destacamentos e mini-concursos (os nomes mudaram, mas é assim que continuamos a chamar-lhes).
Os resultados da 1ª parte costumavam sair no início de Julho... há dois meses atrás!
O que significa isto?
Que há professores de Braga que ainda não sabem se ficaram colocados no Algarve ou na Beira Interior.
Que em vez de terem os meses de férias para procurar casa para viver durante este ano lectivo, já terão de ir de malas aviadas sem saber muito bem onde ficar.
Que nesta altura ainda não sabem se levam os filhos com eles, ou se os deixam ficar com os companheiros... que também são professores, muitas das vezes...
É claro, tudo isto sem subsídios de deslocação...
Outros não sabem, ainda, se terão trabalho este ano lectivo.
Acreditem que isto não se passa só com meia dúzia de pessoas, mas com muitas e muitas!!!
Os resultados da 2ª parte costumam sair na última semana de Agosto, pelo que não deverão atrasar muito. Esses já trazem os professores para mais perto de casa, por isso já não envolvem tantas mudanças para tão longe (apesar de existirem bastantes, mesmo assim).
Para as escolas, isto significa um atraso de alguns dias, antes que possam arrancar com algumas tarefas e actividades. Sobretudo em termos de horários, que não podem ser elaborados sem saber quem os vai ocupar.

É difícil entender como é possível estarmos a quinze dias de começarem as aulas e haver ainda milhares de professores que não imaginam como vai ser a sua vida durante o próximo ano lectivo.
O pior é que tudo isto tem repercussões na vida escolar e na aprendizagem dos alunos...

14 comentários

Comentar post

Pág. 1/2